Site Jackie Lingerie

terça-feira, 17 de julho de 2012

Just a little heart attack!

     Durante muito tempo tinha o mito de que mulheres não infartam, apenas os homens. Me lembro quando criança de ter visto uma cena numa novela da globo na qual a personagem simulava estar infartando e a outra pessoa dizia para ela parar de fingir porque mulheres não infartam. Não me lembro qual era a novela, mas esse conceito tinha ficado marcado na minha cabeça, e pensei, que bom que sou mulher!
     O sentido por trás desse mito, se é que existe sentido, é que as mulheres têm o coração parcialmente protegido pelos hormônios femininos. Mas com a mudança do estilo de vida da nossa sociedade - sedentarismo, fumo, bebidas alcoólicas, estresse, obesidade e colesterol alto - e com o aumento da expectativa de vida - as mulheres envelhecem, entram na menopausa e perdem o efeito protetor dos hormônios sexuais femininos - a doença coronariana na mulher se tornou uma realidade infelizmente muito frequente, e o pior é que muitas acabam ignorando os sinais que o seu corpo dá antes de realmente progredir para um ataque do coração.
     Para quem não sabe, a doença cardiovascular é hoje a principal causa de morte na população geral! E no andar da carruagem que nos leva, a tendência é que a sua incidência aumente cada vez mais.

O QUE É O ATAQUE CARDÍACO
O infarto do coração ocorre quando uma das artérias que nutrem o coração fica ocluída, e por isso a parte que é irrigada por ela morre. Geralmente essa oclusão ocorre por causa de uma placa de colesterol que se depositou na parede do vaso.
O grande problema é que o coração não se regenera, por isso, aquele músculo que morreu não volta mais a funcionar. Por isso, dependendo da quantidade de músculo lesado, o coração pode ter a sua função prejudicada, tornando o coração fraco. Além disso, na fase aguda, podem ocorrer arritmias ameaçadoras à vida.

PREVINA-SE
Mas para nos prevenirmos, temos que saber o que estamos fazendo de errado, certo?
Os fatores de risco para doença cardiovascular são o diabetes mellitus, a hipertensão arterial, o tabagismo, a obesidade, o colesterol alto, o sedentarismo e a história familiar. Ou seja, dentro de todos esses fatores, podemos mudar tudo, exceto a história familiar. O diabetes e a hipertensão não podemos curar, mas podemos controlar!
Por isso que é tão importante tentar manter um estilo de vida saudável, por mais que seja tão difícil hoje em dia E faça um check-up regularmente com um médico que confie e que te conheça bem.

ATENÇÃO AOS SINAIS
Quais são os sinais que o seu corpo te dá? 
Na maioria das vezes, mas não sempre, meses ou semanas antes do infarto surge o sintoma chamado angina, que é a dor no peito que surge quando você faz um esforço maior ou um estresse emocional, exigindo mais trabalho do seu coração. A angina clássica é aquela com característica de dor em aperto e que irradia para o braço esquerdo e para a mandíbula, e ela dura poucos minutos, melhorando logo depois que você pára de fazer o esforço. Porém nem todo mundo tem a dor de forma igual, na forma clássica, e é por isso que, na dúvida, SEMPRE procure ajuda. Não desvalorize a dor! Isso é muito comum, já que como a dor melhora depois de alguns minutos, a pessoa acha que não é nada demais e não procura um médico para investigar isso melhor. Se a dor durar mais do que 30 minutos, cuidado porque você pode estar infartando. Procure uma emergência imediatamente!

Depois desse papo sério, para descontrair, porque rir também faz bem pro coração, veja esse vídeo super engraçado estrelado e dirigido pela atriz Elizabeth Banks que foi criado pela organização Go Red for women para alertar sobre o risco das mulheres infartarem, já que nos EUA 1 em cada 3 mulheres sofrem de doença cardiovascular, mas apenas 1 em cada 5 acredita que está em risco!



Nenhum comentário:

Postar um comentário